Muitos ainda têm dúvidas sobre alimentos light e obesos para os cães. Afinal, o que será que eles têm de diferente? Para que servem? Quando usar? Pode fazer isso por conta própria? A seguir você sanará essas e outras dúvidas.
O QUE É UM ALIMENTO LIGHT E UM ALIMENTO PARA OBESOS?
A princípio, os alimentos light são completos e balanceados, e indicados para cães com tendência a ganho de peso. Isso quer dizer, para aqueles que têm dificuldades em manter o peso ideal com alimentos direcionados para cães adultos.
Já os alimentos para obesos são coadjuvantes. Isso quer dizer, que eles auxiliam no tratamento de doenças. Nesse caso, da obesidade, o que isso significa? Com isso, esse alimento tem uma formulação especial para auxiliar no tratamento da doença do cão. Inclusive, esses são conduzidos por uma legislação diferente da usada para os alimentos completos e balanceados. Mesmo sendo coadjuvantes, os alimentos para animais obesos também são completos e balanceados. Isso significa que eles fornecem todos os nutrientes e energia que o pet precisa, sem precisar de suplementação.
ALIMENTOS LIGHT E OBESOS: QUAIS INDICAÇÕES?
Em relação à indicação, também há diferenças. Enquanto alimentos light são indicados para cães com tendência a ganho de peso ou sobrepeso, aqueles para cães obesos são indicados quando a doença já está estabelecida. Como o tratamento da obesidade, por exemplo. Geralmente, um alimento light é indicado para cães saudáveis com 10% a 15% de peso a mais. Já o alimento para obesos, para animais com 30% ou mais do peso considerado ideal.
Isso quer dizer que, quando trabalhado com uma redução pequena de peso, o alimento light consegue ajudar. Porém, para dietas com restrições mais severas, o alimento light passa a ser inadequado, pois, para atender à necessidade de energia, teria que oferecer uma porção muito pequena, o que não atende à necessidade nutricional do cão. Isso pode causar, além do emagrecimento, a perda de massa muscular e o oferecimento de porções muito pequenas ao dia, podendo o cão ter a sensação de fome.
Em síntese, se comparar um alimento para um cão adulto em manutenção, com um alimento para um cão adulto com tendência a ganho de peso, percebe-se que o alimento light apresenta menor teor de gordura e calorias, enriquecimento com ingredientes funcionais, como a carnitina, que auxilia na queima da gordura e maior teor de proteínas e fibras. Em suma, contribui para a manutenção de peso e saciedade.
ALIMENTO LIGHT GUABI NATURAL
No caso de Guabi Natural Cão Light, além de uma composição diferenciada, para atender o metabolismo de cães com tendência a ganho de peso, o alimento ainda possui partícula adaptada com peso molecular diferente, o que contribui com um volume de 15% maior na porção do alimento dado ao dia. Isso quer dizer que, além de contribuir para a saciedade, deixa o tutor mais confortável, pois sabe que seu cão não terá a sensação de fome.
Já a formulação do alimento para cães obesos, é muito semelhante a de alimentos light. Porém, não são iguais. Uma vez que apresenta maior restrição em relação a gorduras e calorias, sem diminuir drasticamente a porção dada, além de manter o fornecimento ideal de nutrientes.
PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, LEMBRE-SE!
Dessa forma, é importante lembrar que, mesmo após a perda de peso necessária, é preciso manter uma alimentação completa e balanceada, de excelente qualidade, adequada ao porte, fase de vida e necessidades específicas, para que o cão não ganhe peso de novo.
E lembre-se: o alimento coadjuvante para perda de peso deve ser prescrito e seguir a orientação do médico veterinário. Ele irá acompanhar todo o tratamento, bem como pós-perda e indicação de qual o melhor alimento para a manutenção, a fim de auxiliar os cães para terem uma vida mais longa e saudável!