A castração é um procedimento cirúrgico que visa, primariamente, a esterilização de cães e gatos, porém esse procedimento vai muito além disso. Seus benefícios à saúde são bem conhecidos, principalmente pelos tutores de gatos, incluindo desde prevenção de doenças como a AIDS Felina, brigas por fêmeas no cio, até a diminuição da marcação de território e fugas, contribuindo de forma positiva para uma maior expectativa de vida dos felinos. Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios, a castração traz também alguns pontos de atenção, principalmente em relação à alimentação e à forma de como alimentar o gato castrado. Você sabe qual alimento oferecer para gato filhote castrado? Confira o texto abaixo!
O QUE ACONTECE APÓS A CASTRAÇÃO?
O que ocorre é que, após a castração, a necessidade de energia dos gatos diminui, o que o faz precisar de um alimento formulado especialmente para essa condição, a fim de minimizar as chances de ganho de peso excessivo. Outro ponto importante é que, após o procedimento, devido à queda dos hormônios circulantes, o gato diminui a regulação do consumo voluntário de alimento, ou seja, quanto mais oferecermos, mais ele consome, mesmo sem necessidade. Por isso, a mudança para um alimento formulado para o animal castrado respeitando a quantidade diária a ser oferecida é importante para auxiliar na manutenção do peso corporal adequado. Mas, e em relação aos filhotes? Que alimento devemos oferecer: mantemos o alimento para filhote ou mudamos para o castrado?
ALIMENTAÇÃO PARA GATO FILHOTE
Ao comparar as necessidades de energia e nutrientes com um animal adulto, os filhotes necessitam de maiores quantidades. Isso se deve ao fato de os filhotes estarem em desenvolvimento, ou seja, estão crescendo e formando ossos, músculos e órgãos. Gatos são considerados filhotes, independente da raça, até os 12 meses de idade, quando se completa o desenvolvimento da altura, peso, massa muscular e, principalmente, dos ossos. Por isso, ao pensarmos em um gato que tenha até 1 ano, é recomendado o uso do alimento de filhote para que todas as necessidades, tanto de energia quanto de nutrientes, sejam atendidas de forma integral.
A recomendação da castração varia de filhote para filhote, uma vez que fêmeas e machos podem ser castrados em diferentes idades. Dessa forma, o médico-veterinário que acompanha o filhote é quem auxiliará na determinação da melhor fase para sua realização, não havendo nenhum tipo de comprometimento em seu desenvolvimento.
ALIMENTAÇÃO PARA GATO CASTRADO
Realizada a castração, é o momento em que devemos então pensar na alimentação adequada para o filhote castrado. Sendo assim, devemos lembrar que, se esse filhote tem até 1 ano de idade, ele ainda está em crescimento e, mesmo castrado, ainda precisa de uma quantidade de energia e nutrientes maior do que um gato adulto castrado. Assim, caso não haja uma opção de alimento para filhote castrado, o ideal é que o filhote receba o alimento de filhote até que ele complete seu desenvolvimento, seguindo a quantidade diária recomendada na embalagem ou calculada pelo médico-veterinário. Somente após os 12 meses é que se deve ter a mudança da alimentação, adequada para a nova fase de vida e necessidade.
Ao utilizar um alimento inadequado para um filhote em crescimento, há o risco dele receber menos nutrientes do que precisa, o que resulta em desnutrição e outros danos que a falta de nutrientes pode causar no organismo.
Lembre-se: a escolha do alimento adequado, nas quantidades recomendadas e a prática de exercícios físicos regulares contribuem para uma vida mais longa e saudável!