Entenda a importância e os benefícios do convívio com pets para a qualidade de vida dos seres humanos.
O convívio com animais de estimação é uma coisa maravilhosa. Digo isso por experiência própria. Meus bichos são como meu oxigênio. Quando chego em casa e sou recebido por eles, é como revigorar minhas energias. É um dos melhores remédios, junto com a atividade física, para aliviar o meu estresse, cansaço e desânimo, após um dia longo e difícil.
Por enquanto, estou falando apenas de minhas sensações, mas quem me conhece sabe que gosto de números, estatísticas e pesquisas científicas. Para comprovar meu sentimento, existem algumas pesquisas interessantes que comprovam os benefícios dos animais de estimação para as pessoas.
Ter um pet de estimação vai além da sensação de bem-estar:
É cientificamente comprovado que ter um animal de estimação em casa é benéfico à saúde, o que explica os motivos pelos quais os seres humanos criam animais. Sempre compartilho como meus pets me ajudam quando chego em casa estressado, e um estudo que a Universidade de Nova Iorque fez, concluiu que os níveis de estresse dos donos de pet melhoraram quando eles estavam em companhia dos animais. Os resultados apontaram que o benefício é maior do que quando estavam com os seus parceiros.
Namorados, namoradas, maridos e esposas perderam a concorrência para os animais de estimação. Eles são muito mais desintoxicantes que os seres humanos. Mas tudo isso eu já sabia. Agora, vamos adiante…
Existe uma situação bastante delicada. A boa notícia é que algumas pesquisas já demonstraram que ter um animal de estimação ajuda muito a combater quadros de depressão e promove melhora em doenças psicológicas. A presença do pet dá um conforto e reduz a solidão, ansiedade e a tristeza profunda. E isso acontece por conta de hormônios secretados a partir dessa sensação de aconchego que o animalzinho proporciona ao tutor. No organismo humano, os cães e gatos de estimação promovem o aumento da secreção de ocitocina, serotonina e prolactina, todos ligados à regulação do humor e bem-estar.
Esse conforto no coração, não apenas ajuda na questão emocional, mas na melhora da saúde do coração como músculo. Um órgão que precisa funcionar muito bem para nos manter vivos e saudáveis. O fato de ter que sair para caminhar com os pets, aumenta o nível de movimento físico de seus donos. Pode parecer pouco, muitas vezes o passeio é uma volta no quarteirão, mas já faz uma grande diferença. Depois que o dono já saiu pra passear, acaba fazendo um passeio mais longo, até mesmo se arriscando a correr e brincar com o cão. Esse movimento físico já é o suficiente para melhorar a pressão arterial e saúde cardiovascular. Essas informações são do artigo publicado no British Journal of Health, que compila estudos realizados desde a década de 1960.
Bem, eu já não preciso de mais argumentos para te convencer da influência e benefícios dos pets na vida das pessoas! Meus cães são meu retiro espiritual, e recomendo. Se você gosta e tem paciência, ou até mesmo se quer conhecer um amor diferente, ter um pet, seja ele cão ou gato, é o jeito garantido.
Para mais dicas como essa, siga a página da Guabi Natural no Instagram.
Autor:
Marcio Atalla
Professor de educação física, com especialização em treinamento de alto rendimento, com pós-graduação em nutrição pela USP. Colunista na rádio CBN com o Bem-estar em Movimento e apresentador do quadro Bem-Estar do programa da Fátima Bernardes, na Rede Globo.
Petlover assumido e embaixador de Guabi Natural.