Falamos muito sobre atividades físicas com seu cão e estimulamos essa prática. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados e seguir algumas regras para que isso seja apenas benéfico e não coloque seu pet ou qualquer outro ser em risco. Vamos a elas:
CUIDADOS PARA ATIVIDADE FÍSICA COM SEU CÃO
1. Confira se ele não tem nenhuma doença ortopédica, cardíaca ou metabólica.
Em primeiro lugar, além dessas citadas acima, alguma outra doença que contraindique a prática de atividades físicas. O ideal é sempre ter a liberação do Médico Veterinário responsável por ele.
2. Jamais coloque seu cão em risco!
Portanto, sempre use coleira e guia de boa qualidade e confiabilidade, certifique-se que esteja ajustado e que não corra o risco de escapar, mesmo se o cão fizer o movimento para trás.
CONFIRA TEMPERATURA ANTES DE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA COM SEU CÃO
3.Cães estão sempre descalços!
Sendo assim, se o dia estiver ensolarado e vocês estiverem no asfalto ou calçada, certifique-se que a temperatura do chão não esteja muito alta.
Coloque suas mãos no chão e faça alguma pressão, se não aguentar ficar por alguns segundos, certamente a temperatura do solo está inadequada. Por isso, usar calçados ou sapatinhos para pets não é uma boa opção, por mais que pareça que vai proteger de eventuais queimaduras, não é confortável para os cães.
Em outras palavras, eles têm glândulas sudoríparas nas patas e não devem estar com elas revestidas. Prefira, sempre que possível, locais gramados, que tendem a ter a temperatura mais agradável ao toque.
EVITE ATIVIDADE FÍSICA COM SEU CÃO NO MEIO DO DIA
4. Busque sempre sair em horas mais frescas do dia.
Seja como for, dias muito quentes ou ensolarados podem superaquecer os cães e causar consequências desastrosas, especialmente para cães de focinho mais curto. Sempre prefira logo cedo pela manhã ou então no final do dia ou noite.
5. Espere cerca de duas horas após a refeição para iniciar as atividades físicas com seu cão.
Porém, alguns cães podem precisar de mais tempo, você pode ajustar isso de acordo com a reação de cada cão.
ÁGUA NUNCA É DEMAIS
6. Tenha sempre água a disposição.
Antes de mais nada, é importante oferecer eventualmente, mas não insista caso ele não queira, alguns cães não se sentem bem ingerindo nada se estiver com a temperatura corporal muito alta. Logo, aguarde a respiração ficar mais tranquila e ofereça novamente.
7. Fique sempre MUITO atento aos sinais do cão!
Se ficar ofegante demais, parecer tonto ou cambaleante, notar língua ou mucosas arroxeadas é sinal que o esforço está sendo muito grande.
Tente promover um descanso em um local mais fresco, espere ele se recompor e só assim prossiga. Se esse tipo de acontecimento se repetir mesmo com esforço pequeno, investigue se há algum problema mais grave, consulte o Médico Veterinário.
CUIDADOS COM SEU PET E OS OUTROS
8. Mantenha a carteira de vacinação atualizada e controle de parasitas externos e internos em dia, assim previne a transmissão ou aquisição de alguma doença nos passeios.
9. Evite encontros com cães que você não conhece.
Nem sempre outros cães estão dispostos a interagir de maneira cordial. Não permita aproximação de imediato. Encare a saída como um momento de fazer atividade física com o seu cão, e só faça contato com outros se estiver bem claro que ambos estão dispostos, e seus tutores também! Isso vale para a interação com pessoas desconhecidas, nem todos estão dispostos a interagir com o seu cão naquele momento.
MANTENHA O AMBIENTE LIMPO
10. Leve sempre saquinho para recolher as fezes do seu cão.
Por isso, manter o espaço limpo é dever dos humanos!
Sendo assim, aplicando as dicas, praticar atividades físicas com seu cão será muito mais divertido, levando a uma vida mais longa e saudável!
Médica Veterinária Especialista em Comportamento Animal
Dra. Camila Sakavicius