Após a castração do pet, esse momento precisa de cuidados, principalmente com a alimentação. Se você já se perguntou sobre qual a ração ideal para gato ou cão castrado, as informações estão aqui.
O tema castração sempre acompanha uma conversa sobre alimentação. Isso ocorre porque existe uma forte ligação entre castração e ganho de peso. Ou seja, cães e gatos castrados correm maior risco de ganharem peso ou se tornarem obesos.
Mas por que será que isso acontece? Será que é possível evitar o ganho de peso após a castração escolhendo certo a ração para cão e castrado?
Vamos ver que alguns cuidados com a alimentação de gato ou cão castrado, são importantes para mantê-los saudáveis.
CUIDADOS PRÉ E PÓS CASTRAÇÃO
A castração é uma cirurgia muito comum e recomendada quando não há intenção de reprodução dos pets.
Além de ser uma escolha responsável, que ajuda na redução de filhotes indesejados e no número de animais abandonados nas ruas. Também traz benefícios ao tornar o pet mais calmo e mais próximo, reduz comportamentos de cio e de marcação do território, desenvolvimento de doenças e auxilia em uma vida mais longa.
Mas a castração, que faz tão bem ao pet, pode ser algo ruim, se não houver atenção, principalmente, à alimentação dele.
RAÇÃO PARA GATO OU CACHORRO CASTRADO
Observamos em estudos, que pets adultos castrados normalmente pesam mais do que os não castrados, da mesma raça e tamanho.
Embora isso possa ocorrer por vários fatores fisiológicos e relacionados ao ambiente em que eles vivem. Já se sabe que a castração leva à redução do metabolismo e da atividade física. Além de levar ao aumento no consumo de alimentos, se estiver à vontade.
Isso acontece por conta da redução dos hormônios sexuais, que não apenas controlam as células de reprodução, mas também atuam no organismo geral e controle da fome.
CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO PÓS CASTRAÇÃO DO SEU CÃO OU GATO
Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados após a castração. Principalmente relacionados ao tipo, quantidade de alimento consumido e método de alimentação dos pets.
Caso não tenha cuidado, o ganho de peso poderá ocorrer de maneira muito fácil, porque eles acabam consumindo mais do que realmente precisam, provocando acúmulo de calorias na forma de gordura.
RAÇÃO PARA GATO CASTRADO
Uma das possibilidades para evitar o ganho de peso do pet, é considerar uma alimentação com dieta moderada em calorias e fibras, o que permite o consumo de refeições maiores e reduz a fome.
Esses alimentos completos são mais facilmente identificados para gatos, pois normalmente são nomeados como castrados. Um ponto interessante é que, para cães, os alimentos nomeados como light foram bem aceitos e são iguais aos alimentos nomeados para gatos castrados.
RAÇÃO LIGHT PARA CÃES CASTRADOS
Sendo assim, tanto ração para pet castrado como o alimento light podem ser indicados após a castração. Além de serem desenvolvidos com menos calorias e gorduras, os alimentos light ou castrados podem ser enriquecidos com carnitina, um nutriente derivado das proteínas. Ele ajuda a lutar contra o ganho de peso, pois facilita o uso das gorduras como fonte de energia para o corpo.
COMPLEMENTO ALIMENTAÇÃO GATO E CACHORRO CASTRADO
Além do alimento completo seco castrado ou light, a dieta pode conter, em quantidade indicada, um complemento do tipo úmido, com baixa caloria. Esse tipo de alimento, serve como um agrado e também contém alta quantidade de água, o que contribui para aumentar o volume consumido, auxiliar na fome e ser importante para a saúde do sistema urinário.
ACOMPANHAMENTO PÓS CASTRAÇÃO:
Mas não basta apenas escolher a dieta, é preciso acompanhar a quantidade consumida. Por esse motivo, é importante considerar a troca de um método de alimentação oferecida à vontade, para a alimentação em quantidades controladas. Isso evita que o pet consuma muito alimento.
Como nenhum animal é exatamente igual ao outro, é preciso sempre partir de uma quantidade diária recomendada e acompanhar. Pesando a condição corporal do pet, porque, desta forma, é possível ir ajustando o consumo de alimentos.
DA CONCLUSÃO
Agora fica fácil entender que a castração vem sempre acompanhada de uma conversa sobre alimentação, não é? Podemos concluir que é possível combinar os benefícios da castração à manutenção do peso, ao seguir as recomendações de troca gradativa de alimento, controle da quantidade diária consumida, além de incentivar a prática de atividades físicas regulares para auxiliar no gasto de energia.