Se as fibras e cereais integrais já trazem tantos benefícios ao organismo humano, imagine o que elas podem fazer pela saúde dos pets. Mas antes de listarmos as vantagens de investir em alimentos ricos nestes componentes, é importante entendermos as diferenças entre os dois.
Os cereais integrais são grãos menos processados e mais inteiros, que contém grande concentração de nutrientes e fibras. Apresentam mais benefícios que os cereais refinados.
A fibra, por sua vez, é uma porção de carboidrato que, em uma dieta, não é quebrada pelas enzimas secretadas pelo trato digestivo.
Alimentos como arroz integral, aveia, centeio, sorgo, polpa de beterraba, psyllium, fibra de cana, inulina, entre outros, são fontes de fibras, e podem ser encontrados nos alimentos industrializados voltados a animais, como cães e gatos.
Como esses alimentos possuem diferentes características de solubilidade e fermentabilidade, acabam oferecendo benefícios variados à saúde dos animais.
As fibras de maior solubilidade auxiliam no funcionamento do intestino, uma vez que colaboram com a formação do bolo fecal e com a manutenção de todo o trânsito das fezes no trato intestinal. Assim, reduzem a prisão de ventre, um mal que acomete gatos e cães de pequeno porte.
A saúde intestinal também é beneficiada pelas fibras. Prebióticos como a inulina, fonte de frutooligossacarídeos, presentes nos alimentos para cães e gatos, ajudam a modular a composição das bactérias presentes no intestino, estimulando seletivamente o crescimento das bactérias benéficas e inibindo a multiplicação das maléficas. São essas bactérias benéficas que produzem os ácidos graxos de cadeia curta, que são as fontes de nutrição para as células epiteliais do intestino grosso.
Mas não é só na saúde intestinal que as fibras auxiliam o organismo dos animais. Nos gatos, por exemplo, recomenda-se esses tipos de fibras para combaterem a formação de bolas de pelos, uma vez que ajudam o organismo na expulsão.
Agora que você já sabe os benefícios das fibras e cereais integrais no organismo dos animais, chegou a hora de descobrir como incluí-los na alimentação dos pets.
A não ser que haja orientação veterinária, não há necessidade de incluir novas fontes de fibras na alimentação. Guabi Natural possui a quantidade e o tipo de fibra adequado para cada espécie animal, levando em consideração o porte, a fase de vida e o nível de atividade física praticado pelo pet. Que tal investir neles e garantir mais saúde ao seu pet?