Gato é um animal adorável e muitos de nós não conseguem viver apenas com um, então queremos ter mais em casa! Porém, às vezes, nosso gato preferiria não dividir esse ambiente com outro.
Assim como as pessoas, cada gato tem uma personalidade única, e viver com mais de um gato exige cuidados. Para evitarmos situações tensas em casa, podemos criar um ambiente mais descontraído, com alguns truques antes que eles sejam apresentados um ao outro.
Por serem bastante territoriais, o passo principal é criar áreas diferentes dentro de casa. Cada lugar deverá ter o necessário para cada um dos gatos separadamente: comedouro, bebedouro, caixa de areia e brinquedos.
Quando se familiarizarem com o ambiente, chegará a hora de começar a mudança. Esse ponto consiste em trocar os pertences entre os gatos, de modo que o cheiro do outro felino que está vivendo em sua casa começará a ser familiar.
Uma vez que se acostumem, teremos a ocasião ideal para que eles comecem a se ver e conviver em harmonia aos poucos. Para este passo, devemos manter alguma barreira transparente entre eles e durante o encontro oferecer um petisco que eles gostem muito. Assim, associarão o companheiro a um momento agradável.
Se tudo ocorrer bem, depois de alguns encontros, podemos tirar a barreira e lhes dar maior liberdade de convivência. Ainda assim, devemos manter suas coisas como comedouros e caixas de areia em ambientes distintos, pois, os gatos se darem bem não significa que não precisem de um espaço individual para cada um deles.
Aos poucos, sem forçar os gatos, criaremos um ambiente ideal para eles, e eles passarão a se acostumar e conviver um com o outro com maior naturalidade. Faça o teste na sua casa também e confira o resultado. Garantimos que será positivo para ambos, tutores e gatos.
Para mais informações, fique ligado aqui nos conteúdos do nosso Blog!