Os cães necessitam, além de amor, carinho, abrigo e banhos periódicos, de uma alimentação adequada e equilibrada que seja saudável para eles. Além de uma nutrição adequada que é fundamental para manutenção da saúde e manutenção das defesas naturais. É essencial em todas as fases da vida do cão, desde o desmame até a idade avançada, para que o animal tenha um crescimento saudável e tenha uma vida mais longa e saudável.
O uso de restos de comida pode causar sérios desequilíbrios nutricionais, pois não possuem todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável dos cães, e pode levar à obesidade. Além disso, é comum temperarmos nossa comida com alho e cebola, mas, para os cães, esses são ingredientes que podem ser tóxicos. Um consumo excessivo de cebola ou alho provoca alterações nos glóbulos vermelhos (células do sangue que transportam oxigênio) e o desenvolvimento de anemia, e em casos extremos, pode até levar à morte.
O fornecimento apenas de carne também é desaconselhado, já que a carne é rica em proteínas, mas deficiente em outros nutrientes como cálcio, fósforo, sódio, ferro, cobre, iodo e diversas vitaminas. Além disso, se a carne oferecida estiver mal cozida, o animal corre o risco de contrair parasitas.
Os petiscos podem ser oferecidos aos cães, desde que em pequenas quantidades. Entretanto não devemos oferecer petiscos de comidas humanas que nem sempre são os mais indicados, já que alguns podem ser tóxicos, como é o caso do chocolate.
Para fornecer uma alimentação ideal aos cães devemos fornecer um alimento industrializado completo e balanceado de boa qualidade, pois garante a ingestão de todos os nutrientes que o cão necessita para as diferentes fases da vida (filhote, adulto, sênior) e porte (mini, pequeno, médio, grande ou gigante). Já o fornecimento simultâneo de alimentos industrializados e caseiros leva a desequilíbrios nutricionais e à obesidade.
Quer um alimento saudável para a dieta do seu cão? Conheça os alimentos da linha Guabi Natural