Confira algumas dicas sobre o que fazer com o pet durante este período de confinamento em casa.
A necessidade de confinamento em casa durante este momento de crise causado pela pandemia do novo Coronavírus também afetam a saúde física e mental do nosso pet, em especial dos cães. O bem-estar dos cães dependem de três aspectos fundamentais: as atividades físicas, a exploração do ambiente e a interação social. Todos os três aspectos podem ser afetados por esta situação que estamos passando atualmente, que resultam em uma redução nas atividades físicas, na liberdade em explorar – especialmente por meio do faro – além dos contatos com outras pessoas e cães. Vamos propor uma série de atividades que todos podem fazer em casa para estimular e ainda manter o bem-estar de nossos pets durante este momento de quarentena.
1) Brinque todos os dias com seu pet
Brincar é uma excelente maneira de garantir que seu pet se exercite. A recomendação feita pelos nossos especialistas da Fundação Affinity é de brincar por pelo menos duas vezes ao dia, por 15 a 20 minutos de cada vez. Dessa forma, será possível contribuir com a manutenção do peso deles.
O tipo de brincadeira pode ser adaptado ao espaço que você tem disponível. As brincadeiras mais conhecidas são as de jogar uma bolinha ou brinquedo, esperando que o pet o busque para você, mas existem outras alternativas para quem tem menos espaço, que estimulam da mesma maneira os pets, como por exemplo, brincadeiras de caça-ao-tesouro. Nesta brincadeira o alimento do pet é o tesouro, e você pode esconder em locais variados, para aguçar a curiosidade do animal.
2) Faça proveito da situação para treiná-los e educá-los
Agora que estamos em casa passando mais tempo com nossos pets, temos o cenário ideal para aprimorar os treinos e a educação deles, por meio de uma técnica conhecida como treinamento positivo. Estas atividades ajudarão a fortalecer a relação entre vocês e é algo que a família toda pode participar, assim como, as crianças. Além dos benefícios aos pets, também pode trazer benefícios às pessoas envolvidas, ajudando-as a aliviar o stress gerado pelo confinamento.
Treinamento positivo é baseado na utilização de reforço como, alimentos, brincadeiras e carinho para ensinar aos pets o que eles podem e não podem fazer, ajudando a estabelecer limites. O sistema é baseado em reforçar os bons comportamentos do pet e evitando a punição, em outras palavras, não espere até seu pet cometer um erro para você corrigi-lo, foque no esforço, encorajando-o a ter um bom comportamento.
3) Controle a dieta e estimule o pet com tigelas especiais
Se existe uma redução na quantidade de atividade física do seu pet, podemos dar atenção especial à alimentação dele, nos certificando que ele não ganhe peso. Neste sentido, podemos transformar o momento da alimentação em uma brincadeira. Existem algumas tigelas no mercado com cavidades para que o pet coma mais devagar, dificultando o acesso à toda comida imediatamente, no entanto, se você não tem uma dessas tigelas especiais, existem maneiras fáceis de preparar uma em casa:
- Pegue um rolo de papel toalha vazio e faça vários furos nele, encha-o com o alimento desejado e feche as duas extremidades. Isso ajudará a estimular mentalmente o pet para pegar o alimento, além de auxiliar na ingestão mais lenta do alimento, facilitando sua digestão e aumentando a saciedade.
Lembre-se, devemos ter paciência constante com nossos pets, mas principalmente nestes dias. Eles não entendem o que está acontecendo, e por terem a rotina quebrada, podem se irritar-se ou chatear-se com mais facilidade em alguns momentos.
4) Planeje com antecedência
Crie um plano de cuidados com o seu pet em casa e tenha em mente quem poderia cuidar dele, caso você precise.
Nossas fábricas e centro de distribuição continuarão operando para garantir a alimentação dos cães e gatos que também são parte da nossa família. Estamos respeitando todos as exigências preconizadas pela Organização Mundial de Saúde para assegurar, acima de tudo, a integridade física de todos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros comerciais tanto de lojas físicas quanto vendas online para garantir o abastecimento de nossas marcas e produtos.
Os serviços de delivery nesse momento serão bem importantes. Entre em contato com os Petshops que você costuma comprar para ver se eles estão atendendo em sistema delivery e via compra online.
Portanto, programe-se para ter:
– Alimento suficiente.
– Quaisquer medicamentos que seu pet necessite.
– Comedouros e bebedouros suficientes e sempre limpos.
– Brinquedos diferentes e petiscos.
Gostou das dicas? Então, continue acompanhando o Blog da Guabi Natural